Categorias
Dicas

Aprenda a fazer carne de jaca a inusitada variante da carne desfiada!

A carne de jaca é uma grata surpresa para quem tem o costume ou gosta de carne animal, mas quer diminuir o consumo dessas proteínas. Quem não ouviu falar dessa opção no mínimo curiosa para pratos com carne desfiada não está ligado nas tendências vegetarianas (e olha que a carne de jaca já está aí há alguns anos!).

Mas não se preocupe, transformar fruta em um belíssimo prato de carne desfiada é mais simples do que pode parecer e mesmo se você ouviu falar ou não, se experimentou ou não, aqui a gente vai te apresentar e te ajudar a colocar essa ideia no seu dia a dia. Além de curiosa, a carne de jaca fica uma delícia e se for bem feita vai passar despercebida por muita gente!

Veja o que você encontra nessa matéria

Carne de Jaca Vegana
Carne de jaca

Como preparar carne de jaca?

Primeiro de tudo você precisa saber escolher a sua jaca, como qualquer outra fruta. A jaca ideal para fazer carne é a dura, que normalmente é bem maior. A textura dela é a exata para se aproximar da carne desfiada.

Para escolher, basta apertar a fruta. Se a casca romper fácil ela está bem madura, mas para essa receita o melhor é que esteja um pouco mais consistente.

Depois de uma fruta bem escolhida, tudo fica mais fácil: panela de pressão e temperos que vão bem com carne, como cominho, pimenta-do-reino, páprica e por aí vai.

Carne de jaca é doce?

A jaca é uma fruta bem doce, mas assim como a dica acima, se você escolher a dura ainda um pouco verde, parte desse açúcar ainda não vai ter se desenvolvido. Isso sem falar que os temperos da carne de jaca seriam utilizados em vários pratos salgados diferentes.

Quais os benefícios da carne de jaca?

Dentre os principais nutrientes da jaca está o potássio, que sempre é lembrado na banana e no abacate como aquele nutriente que evita fadiga muscular e cãibras. Mas ele vai além disso e faz uma função muito importante contra a hipertensão e contra a pressão alta e outras doenças cardiovasculares.

Além, é claro, de uma alimentação mais leve, com menos gordura e, para quem valoriza esse ponto, a contribuição social para os animais e o meio ambiente.

O que fazer com carne de jaca?

Com essa textura praticamente igual à da carne desfiada você pode fazer qualquer prato que seria feito com carne bovina, suína e de frango! Desde lanches, massas, saladas, e aperitivos para o happy hour.

Depois de refogar a carne de jaca é só usar a sua criatividade como bem quiser!

Que tal alguns pratos para você substituir pela carne de jaca?

E não poderíamos deixar de comentar sobre a coxinha de jaca, né? Dá uma olhada nessa receita de coxinha vegana e substitua o recheio!

Receita de carne de jaca

Ingredientes

  • 1 unidade de jaca
  • Água a gosto
  • Óleo de girassol a gosto

Molho

  • 3 dentes de alho
  • 1/2 unidade de cebola
  • 1/2 unidade de suco de limão
  • 1 pacote de molho de tomate
  • 1/4 xícara (chá) de azeitona verde
  • 1/2 xícara (chá) de milho verde
  • 1/2 xícara (chá) de ervilha
  • 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde
  • 1 pitada de açúcar
  • Sal a gosto
  • Cheiro-verde a gosto
  • Azeite de oliva a gosto

Como Fazer

  1. Lave sua jaca, tirando vestígios de terra e sujeira. Use uma escovinha com um pouco de sabão de coco e enxágue bem.
  2. É importante passar bastante óleo na mão e na faca para não grudar. A jaca pode ser bem grudenta.
  3. Corte a jaca em pedaços menores, lavando eles em seguida para sair um pouco da cola.
  4. Disponha estes pedaços em uma panela de pressão, cobrindo com água. Deixe cozinhando e quando a panela chiar, conte mais 15 minutos e desligue.
  5. Escorra a água e espere esfriar para desfiar. Você precisará repetir este processo por algumas vezes, dependendo do tamanho da sua jaca e da panela de pressão.
  6. Não encha muito sua panela com as jacas, o certo da panela de pressão é colocar os alimentos até a metade. Se a jaca ficou muito mole, na próxima vez reduza um pouco o tempo de cozimento.
  7. Corte fora o miolo e a casca que são mais duros, e retire as sementes também.
  8. Desfie um a um dos pedaços. A “carne” de jaca está pronta para temperar!
  9. Depois de desfiada, guarde a jaca bem fechadinha na geladeira por até 3 dias e no freezer por até dois meses.

Molho

  1. Em uma panela com um fio de óleo, refogue o alho e a cebola até dourar. Acrescente a carne de jaca, o limão e tempere com sal e temperos a gosto, eu usei cominho e orégano.
  2. Refogue mais um pouco, adicione o molho de tomate, tempere com uma pitada de açúcar, e adicione a azeitona, o milho e a ervilha, misturando novamente até começar a borbulhar.
  3. Acrescente o cheiro verde picado, regue com azeite e desligue. Está pronto!
Carne de Jaca
Carne de jaca

Confira mais matérias sobre ingredientes veganos