Categorias
Dicas

A Páscoa vem aí e a receita de Ovo de chocolate vem aqui

O evento mais doce do ano está no horizonte mais uma vez e, assim como o CyberCook, tem muita gente já se preparando para fazer e comer muito chocolate na Páscoa! O evento mais doce do ano vem principalmente no formato oval com aquele mar de ovos de páscoa pendurados nos supermercados, várias promoções em chocolate e doces e muitos coelhinhos espalhados por todo canto.

Se você também não se aguenta quando ouve falar de Páscoa, chocolate e ovos de todos os tamanhos, cores, sabores e temas, então se liga aqui em uma receita de ovo de páscoa, um pouco do porquê dos ovos e ainda mais receitas para fazer e se deliciar, presentear e até vender quando chegar abril!

Ovo de Páscoa de Colher com Confetes
Ovo de Páscoa de Colher com Confetes

Por quê do ovo mesmo?

Essa não é uma informação tão nova, mas o ovo serve como símbolo do renascimento de Jesus Cristo na Bíblia mas não só por isso. Durante toda a história, diversos povos creditavam ao formato oval vários tipos de teorias e teses sobre a terra, a criação e o começo de tudo, o que levava esses povos a presentearem com ovos.

E isso foi levado até a grande popularidade dos ovos ornamentados europeus durante a Idade Média até que alguns confeiteiros franceses tiveram a ideia de esvaziar os ovos e recheá-los de chocolate, o que desencadeou todo o mercado de ovos de páscoa que conhecemos hoje em dia.

Essa é uma ideia geral sobre a história do ovo de páscoa, aqui no CyberCook você confere vários conteúdos sobre as variações dessas histórias!

Ovo de colher

Receita de ovo de páscoa de colher com confetes

Ingredientes

  • Creme de Leite1/2 lata
  • Chocolate em pó1 xícara (chá)
  • Chocolate meio amargo150 gramas
  • Margarina1 colher (sopa)
  • Confeitos de chocolate3 colheres (sopa)

Casca

  • Chocolate ao leite350 gramas

Modo de preparo

  1. Misture todos os ingredientes, exceto os confetes e o chocolate meio amargo e leve ao fogo mexendo sem parar para dar a consistência de brigadeiro mole.
  2. Desligue o fogo e acrescente o chocolate meio amargo picado e misture sem parar para derretê-lo no calor do brigadeiro.
  3. Recheie as metades do ovo e reserve na geladeira.
  4. Decore com os confeitos coloridos (confetes).

Casca do ovo

  • Para trabalhar com o chocolate nobre é fundamental a temperagem, que nada mais é que um choque térmico no chocolate, fazendo com que ele cristalize de forma correta, fique brilhoso depois de endurecer e não derreta com facilidade nos dedos. Esse processo é delicado, mas muito importante.

Passo a passo para temperagem

  • Pique o chocolate em partes e reserve ⅓ dele. Depois, leve para o micro-ondas por 30 segundos e misture. Se for necessário coloque mais 30 segundos e misture bem até ficar tudo derretido.
  • Assim que seu chocolate estiver derretido, junte o 1/3 de chocolate que você reservou (pique bem, assim eles vão derreter mais rapidamente) e misture até que todo o chocolate tenha sido derretido e a temperatura tenha baixado.
  • Para testar a temperatura, basta colocar um pouco de chocolate no lábio inferior e se ele estiver frio seu chocolate está no ponto ideal.
  • Passe o chocolate para a forma de 350gr e leve para a geladeira até endurecer.

Se você já está se preparando para a Páscoa, então essas dicas podem ser de grande valia. Se não está, é só pensar naquele monte de chocolate, peixes deliciosos, colombas e muito mais, que logo a vontade vem!