Categorias
Dicas

10 Utensílios de Cozinha que você não sabia o nome

Alguns utensílios básicos de cozinha são fundamentais para realização até de pratos mais simples. Porém, alguns outros itens não são tão necessários, mas podem facilitar muito sua vida e melhorar seus pratos e técnicas.

Separamos os 10 utensílios que você já deve ter visto, mas não sabe o nome e as vezes nem como aplicar, então confira um pouco mais desses itens que serão seus grandes amigos na cozinha.

Boa leitura.

Os melhores amigos do cozinheiro

A grande parte desses utensílios têm funções muito específicas, outros têm aplicações mais amplas, por isso saberá qual função de cada um vai te ajudar a decidir qual comprar.

Selecionamos 10 opções para você conhecer, confira:

Fouet

Esse utensílio francês já ganhou a pronúncia abrasileirada de “fuê” e sua função é uma só: incorporar ar a diversos preparos, o mais clássico deles é a clara em neve.

É possível obter resultado com garfo ou batedeira, porém o fouet é muito mais prático e mais rápido.

Também serve para misturar chocolates, omeletes, glacês e muitos mais, além do que, tem fouets de alumínio, aço e silicone como os principais materiais.

Fouet

Chinois

O chinois (pronuncia-se chinoá) é um tipo de funil metálico, com uma pequena peneira na ponta e serve principalmente para separar o líquido dos sólidos nos caldos de legumes e carnes.

É ideal para fazer caldos caseiros mais encorpados na consistência certa.

Chinois

Descaroçador

É exatamente o que o nome indica, uma ferramenta apenas para retirar caroços de azeitonas por exemplo, mas também de outras frutas variadas.

Esse utensílio ajuda muito quem precisa cozinhar em grandes quantidades, principalmente neste fim de ano.

Descaroçador

Zester

Zester vem da palavra francesa zest que significa justamente raspas, que é o que a ferramenta faz.

Tem de vários tipos e formatos, é muito utilizado para tirar raspas de cítricos e até em alguns casos para ralar queijo mais fininho.

Zester

Réchaud

Quem já foi em buffet já viu esse utensílio, que é basicamente aquela estufa metálica onde a comida é servida, e normalmente tem um recipiente com algum combustível que serve para manter aquecido o alimento contido no réchaud.

Não é muito prático para ter em casa no dia a dia, mas em ocasiões especiais como fim de ano, por exemplo, pode ser de grande ajuda.

Réchaud

Ramequim

A pronúncia é “ramecã” e é aquele recipiente redondinho que também está presente em festas com buffet, mas seu uso mais famoso é no preparo do creme brulée.

Ótimo utensílio para ter em casa e servir sobremesas.

Ramequim

Chaira

Faca sem fio ninguém merece e para isso ter esse utensílio é fundamental. A chaira é aquela ferramenta que vemos os açougueiros utilizando para direcionar o fio da faca.

Lembrando que a chaira ajusta o fio, para afiar a faca é indicado uma pedra de afiar.

Chaira

Cutelo

O famoso machado de açougueiro é bastante utilizado para cortar peças grandes, romper ossos e cartilagens.

Nesse fim de ano, com preparos de pernis e perus, um cutelo vem bem a calhar.

Cutelo

Mandolina

Mandolina ou mandolim, é um fatiador de alimentos, mais utilizado para legumes que pode ajudar nos preparos do dia a dia.

Lembra um fatiador caseiro, mas tem um aparato maior que deixa a função mais prática.

Mandolina

Noisetera

É tipo uma colher de sorvete porém mais utilizada na cozinha para retirar polpa de frutas, porcionar massa de cookies, cupcakes e brigadeiro.

Pode ser um auxílio para quem trabalha com confeitaria.

Noisetera

Precisa ter todos utensílios?

Como já mencionamos, a maioria desses itens são auxiliares e complementares, não necessariamente você precisa de todos para ter sucesso nos preparos, o que recomendamos é utilizar aqueles que vão ser mais úteis no seu dia a dia, oferecendo praticidade e velocidade nos preparos.

Se tiver oportunidade, experimente utilizá-los antes de comprar, assim verá quais funcionam ou não para você.

Dicas de Organização da Cozinha