Categorias
Cardápios

Viva a noite da Arábia com esse delicioso Quibe assado

Hoje é dia de trazer uma deliciosa receita de quibe assado, que além de saboroso é mais saudável que frito. E ainda é feito em uma bela travessa para família toda comer.

Agregando alguns acompanhamentos da culinária tradicional, vocês vão se sentir numa verdadeira noite na arábia com esses sabores e texturas tão distintos.

Boa leitura!

Viva a noite da Arábia com esse delicioso Quibe assado

Chegada ao Brasil

O kibe veio para o Brasil junto com a imigração dos Sírios-Libaneses ainda no século XIX, e originalmente era feito com carne de carneiro pois não há muito gado bovino no oriente médio por conta das condições climáticas que não favorecem o desenvolvimento de grandes pastos.

Portanto, ao chegar por aqui, a primeira adaptação foi a substituição do carneiro pela carne de boi, e convenhamos, combinou muito bem, não é mesmo?

Outra curiosidade é sobre a escrita: é kibe ou quibe? Se formos ser literais com a palavra, o correto na língua portuguesa seria quibe, mas, num mundo globalizado, com essa constante e rica troca cultural, pode-se chamar de kibe tranquilamente, afinal ninguém mais chama Star Wars de Guerra Nas Estrelas e todo mundo se entende bem.

Agora que você já sabe de onde veio e como se escreve, é hora de preparar esse delicioso quibe assado.

Vamos lá?

Primeiramente, vamos separar os ingredientes:

  • 500 gr de carne moída (sugerimos patinho por ser mais saborosa e ter menos gordura)
  • 250 gr de trigo para kibe
  • 1 unidade de cebola
  • 3 dentes de alho
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (sopa) de salsinha picada
  • 3 colheres (sopa) de margarina

Hora de pôr a mão na massa. E no trigo. E na carne moída

  1. Antes de tudo, lave bem o trigo para quibe, deixando de molho em água quente por 30 minutos. Lembre-se, é água quente e não fervendo.
  2. Passe o trigo para uma vasilha maior e use a mão para espremer e tirar o excesso de água, mas sem exagero, é bom que o trigo fique um pouco úmido para ter mais suculência.
  3. Adicione a carne moída, a cebola, o alho picado, a salsinha e o sal. Aqui também é uma boa hora para dar um toque de especiarias, pimenta da Jamaica, cominho, ou mesmo um tempero sírio, darão um toque árabe para esse preparo.
  4. Agora é mão na massa literalmente, amasse bem essa mistura, pois segundo os libaneses o grande segredo do quibe é trabalhar bem para que fique mais gostoso e dê certo o ponto.
  5. Junte metade da margarina e amasse mais um pouco.
  6. Coloque o quibe numa forma média que vá ao forno e por cima coloque pedacinhos do restante da margarina bem distribuídos, para que derretam e incorporem ao seu prato.
  7. Cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno para assar por 1 hora a 180ºC.
  8. Retire o papel alumínio e deixe mais 10 minutinhos com o fogo bem alto para dourar. Se quiser incrementar, esse é o momento para adicionar um pouco de queijo por cima, como um parmesão ralado na hora ou mussarela, e aí volte para o forno para ter aquela cobertura gratinada por cima do seu quibe.
Receita de Kibe Assado

Dica CyberCook

  1. Como sugerimos lá no início, prefira o uso de uma carne com menos gordura, como o patinho ou coxão mole, isso ajuda na textura e no ponto certo do seu quibe.
  2. Você pode usar azeite, pimentas e hortelã para dar mais sabor ao kibe.

Acompanhamentos perfeitos

Este quibe assado sozinho já é maravilhoso, mas você pode turbinar e fazer uma deliciosa coalhada seca para acompanhar.

Tahine e homus também combinam bem demais com esse prato, e você praticamente fará uma noite de culinária árabe na sua casa de forma simples e bem gostosa.

Ainda no quibe você pode preparar variações, como o quibe frito naquele formato de salgado de festa pontudinho, tradicional, ou mesmo um kibe cru, que com tahine e coalhada seca fica simplesmente espetacular.

Enfim, a culinária do oriente médio como um todo é muito rica, e possui vários pratos e temperos que estão presentes no nosso dia-a-dia. A gente nem se dá conta, porém quanto mais você se aprofunda, mais vai descobrindo um incrível mundo de sabores e texturas que são encantadoras. Comece no quibe e vá desbravando essa gastronomia tão surpreendente.

Aproveite algumas outras receitas da culinária árabe que temos aqui no CyberCook:

Além do quibe, a cozinha sírio-libanesa tem outras delícias, e com o CyberCook você pode aprender os truques e caminhos para preparar aí na sua casa receitas incríveis.

Uma dica final: o grande trunfo da culinária árabe está nas especiarias, então mantenha seu armário cheio de temperos variados e vá experimentando, com certeza você vai descobrir novos sabores e sensações.

Divirta-se na cozinha e bon appetit!