Categorias
Cardápios

Refrigerantes gourmet e seus exóticos sabores

Se você acha que já viu de tudo no mundo das novidades gastronômicas, precisa conhecer os diferentes – e inusitados – refrigerantes gourmet. Uma das bebidas mais consumidas no mundo inteiro, o refrigerante também pode ser sinônimo de bebida de alta qualidade, que pode ser degustado sozinho ou na composição de drinks mais elaborados.

Com sabores exóticos e/ou ingredientes selecionados, é fato que em cada lugar do mundo é possível encontrar os mais diversos sabores de refrigerantes – que normalmente são acompanhados de embalagens artísticas e bem elaboradas. No Brasil, temos alguns diferentes: gengibre, tutti-frutti e o próprio guaraná. Mas em outros países? Confira alguns sabores exóticos da bebida!

Gengibre

De sabor cítrico e picante, o ginger ale, ou refrigerante de gengibre, é muito comum em outros países como Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Japão, fabricado por grandes marcas como Schweppes e Canada Dry. No Brasil, o refrigerante de gengibre é comum apenas no estado do Paraná, onde é fabricado, desde 1930, o Gengibirra.
Fonte: Reprodução /Pinterest

Baunilha

O refrigerante de baunilha tem suas versões comercializadas pela Coca-Cola e pela empresa californiana de doces Jelly Belly. O sabor de baunilha é suave, mas por ser artificial, o doce da baunilha torna-se enjoativo. Combina bem na elaboração de drinks destilados.
Fonte: Reprodução /Pinterest

Cereja e Morango

O refrigerante de cereja, comercializado pela Coca-Cola, Crush e Dr. Peppper, causa curiosidade nos amantes da bebida por ter um sabor inusitado. Mas quem já provou garante que o sabor não é nada agradável por ser muito artificial. A Fanta (Coca-Cola Company) lançou a versão de morango da bebida. A Pepsi também possuí a Pepsi Pink (lançada no Japão): refrigerante saborizado de morango e leite, uma edição especial criada para as fãs de Hello Kitty.
Fonte: Reprodução /Pinterest

Tutti Frutti

É possível encontrar refrigerantes com sabor de tutti frutti, como o Guaraná Jesus, fabricado no Maranhão desde 1920, e a clássica Tubaína, fabricada desde 1913 no interior de São Paulo (ambas marcas brasileiras). A base desses refrigerantes é de guaraná, mas o aromatizante é de tutti frutti. O Guaraná Jesus possuí a coloração do aroma: um cor de rosa suave.
Fonte: Reprodução /Pinterest

Limão Siciliano e Abbondio

Com uma pegada mais requintada e gourmet, o refrigerante, ou melhor, bebida gaseificada de limão siciliano é sucesso na Itália, onde é fabricado pela San Pellegrino, e em toda a Europa. É possível encontrar a Limonata no Brasil e na América do Norte. O sabor é suave e agradará os paladares mais exigentes.

O Abbondio é uma marca italiana de refrigerantes considerada de alta qualidade, saboreada como um bom vinho. Entre seus produtos, a Chinotto (fruta cítrica) é considera pelos aficionados como o melhor absoluto. Outros sabores são de Menta (limonada com três tipos de hortelã), Bianca (sabor limão, com cinco variedades de limão siciliano) e a Pompelmo e Fragola (limão com morango e grapefruit pink). As garrafinhas são lindas e possuem imagens retrôs de diferentes pin-ups, cada uma de acordo com o sabor.
Fonte: Reprodução /Pinterest PorLívia Duarte