Categorias
Cardápios

Caldos e Sopas: saiba as diferenças entre esses dois pratos!

Falta um mês para o inverno e as frentes frias já começam a aparecer por todo o Brasil. Nesses tempos frios, em especial nesta quarentena onde mais pessoas estão se esquentando em casa, os caldos e sopas podem ser uma boa pedida que mistura o sabor dos pratos com a utilidade na hora de se aquecer.

Apesar de serem parecidos, e até confundidos por muitos, você sabia que caldo e sopa não são a mesma coisa? Cada um tem uma especificidade que faz diferença na hora de compará-los. Por exemplo, o caldo pode ser a base para uma sopa ou para um creme, enquanto a sopa possui a base, hortaliças, além de ser possível adicionar carnes, arroz ou macarrão.

O caldo é geralmente servido como uma entrada ou acompanhamento, mas a sopa é mais nutritiva e por isso é considerada uma refeição (apesar de muitas pessoas insistirem que sopa não é janta). Para conhecer e saborear todas elas, confira 12 receitas de caldos e sopas que o CyberCook selecionou pra você!

Sopas

Sopa de Tomate com Frango Cremoso

Sopa de tomate é uma pouco comum no Brasil, mas que faz muito sucesso lá fora e por um bom motivo. O frango entra para deixar ainda mais nutritiva.

sopa de tomate

Sopa de Batata Assada

Sabemos que a batata é versátil até demais, então nada de surpresa se uma das suas sopas preferidas passar a ser essa de batata. Se caprichar no queijo ralado, aí não tem como fugir.

Sopa de batata assada

Sopa Creme de Palmito

O palmito é talvez o caule mais saboroso e o legume mais ilustre de todos. Essa receita é quase que porcelana comestível de tão chique e elegante!

sopa de palmito

Sopa de Ervilha

A clássica sopa cremosa de ervilha. Como outras sopas verdes, aceita muito bem carnes como bacon e panceta.

sopa de ervilha

Sopa de Lentilha

Capriche nos outros legumes como cenoura e batata, além das ervas para temperar. Bem quentinha essa sopa é praticamente um abraço!

sopa de lentilha

Sopa Prática com Macarrão e Carne

Nosso lado criança já emociona com essa. Uma refeição muito completa e bastante divertida, fácil de comer e de fazer.

sopa pratica

Caldos

Caldo de Mocotó

Como dissemos antes, os caldos são perfeitos para acompanhar. Esse de mocotó harmoniza muito bem com carnes cozidas e assadas.

caldo de mocoto

Caldo de Peixe

O caldo de peixe fica delicioso e é ótimo para aproveitar partes do peixe que nós não comemos, como cabeça, espinha e o resto da carne.

caldo de peixe

Caldo Verde Light

Essa receita é quase uma sopa. Couve, linguiça portuguesa e batata nunca se conversaram tão bem. faça e se surpreenda.

Caldo de Frango

Assim como o de peixe, as sobras de um bom frango assado fazem um caldo ainda melhor. Por sua vez, esse você pode usar desde em uma torta até em um risoto.

caldo de frango

Caldo de Mandioquinha com Calabresa

Mandioquinha é muito saborosa. Em contraste com a calabresa, consegue ficar ainda mais deliciosa. A cremosidade dessa receita para ser servida de entrada nem se discute.

caldo de mandioquinha

Caldinho de Feijão Preto

Famosíssimo nos botecos brasileiros, esse caldinho de feijão com uma cervejinha e um torresmo são imbatíveis.

caldo de feijao