Categorias
Cardápios

Arroz carreteiro ou Maria Isabel? Conheça as diferenças

Essas são aquelas comidas bem servidas não só de sabor mas também de um aconchego, pois são pratos que trazem consigo tradições de família. O arroz carreteiro é um belo exemplo disso, pois é um prato regional, muito presente no sul, masque já ganhou todo o Brasil.

Com essa receita de hoje, você aprenderá a fazer o seu.

Boa leitura.

Arroz carreteiro

Conheça a Maria Isabel

O arroz carreteiro legítimo (se pudermos assim colocar), é o dos estados do Sul do país, e esse nome vem justamente desses viajantes que desbravaram o Brasil e precisavam acampar nas estradas, então tinham que ser criativos na hora de cozinhar, principalmente para evitar que as carnes estragassem, então um panelaço de arroz matava a fome e aproveitava bem os ingredientes da viagem.

No Mato Grosso, há um prato muito semelhante, porém com o nome de Maria Isabel, pois segundo a lenda foram essas duas cozinheiras que criaram o prato lá no Piauí, como uma forma de conseguir comer a carne, já que há época esse ingrediente era relegado para as mulheres.

Apesar das semelhanças, a diferença mais forte entre o maria isabel e o arroz carreteiro, é que o primeiro utiliza carne de sol, enquanto o prato sulista utiliza a carne seca.

Receita de arroz carreteiro

Um arroz carreteiro de respeito tem que ser muito bem temperado, então capriche nos condimentos e use ervas frescas para deixar o aroma do prato irresistível.

Ingredientes

  • Arroz 2 xícaras (chá)
  • Óleo de soja 2 colheres (sopa)
  • Carne seca 500 gramas
  • Alho 3 dentes
  • Cebola 1 unidade
  • Sal a gosto
  • Cheiro-verde 1 colher (sopa)

Como fazer arroz carreteiro

  1. Coloque com antecedência a carne seca de molho, trocando a água por várias vezes para dessalgar. Deixe na geladeira por 24 horas.
  2. Cozinhe-a na pressão coberta com água por 30 minutos. Desfie a carne e reserve.
  3. Refogue o alho e a cebola no óleo e junte a carne seca.
  4. Acrescente o arroz e frite bem, mexendo sempre.
  5. Adicione 4 xícaras (chá) de água fervente e baixe o fogo.
  6. Na hora de servir coloque por cima o cheiro verde picadinho e acerte o sal.
  7. Deve ser servido ainda úmido, por isso, prepare na hora de servir.

Mais receitas de arroz carreteiro

Versão para dieta

Não dá para negar que o arroz carreteiro é um prato saborosíssimo, porém temos que dizer que não é lá dos mais leves, por isso não é refeição para o dia a dia e o ideal é consumir em ocasiões especiais de forma moderada.

Mas, para não ficar assim tão fora da dieta, é possível ajustar o preparo para deixá-lo um pouquinho mais fit.

O primeiro passo é usar arroz integral, que aí já ganha muito em nutrientes, e também utilize azeite no lugar do óleo, nesse ponto fica até mais gostoso se usar um bom azeite.

Por fim, na hora de desfiar a carne, tente remover o que tiver de gordura aparente, isso ajuda a deixar a receita menos gordurosa. Numa versão vegana, utilize carne de jaca desfiada que deixa esse arroz incrível também.

Não importa qual versão do arroz carreteiro você vai escolher fazer, a dica final é buscar utilizar ingredientes orgânicos, principalmente de origem sustentável, assim você tem certeza de que seu prato terá sabor e qualidade por um preço justo.

Mande fotos para a gente ver seus resultados e compartilhar por aqui.

Bom apetite.