Esse bolo chega quase a ser chamado de torta de tão denso e molhadinho. E a parte divertida é que, como pudins, ele é fica de “ponta-cabeça”. Mas as pessoas que forem deliciá-lo nem vão se importar porque estarão ocupadas demais em aproveitar cada pedacinho de bolo de maçã com calda.
Bolo de Maçã com Calda é tão irrestível
Para o bolo
- 1 xícara de óleo vegetal
- 1 ½ xícara de açúcar mascavo
- 2 colheres (sopa) de suco de maçã concentrado
- 2 ovos grandes
- 1 ½ colheres (chá) rasas de canela
- Uma pitada de gengibre em pó
- Uma pitada de cravo da índia em pó
- ½ colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 ½ xícara de farinha de trigo
- 1 maçã grande, descascada e bem picadinha
- ¾ de xícara de nozes picadas (opcional)
Para a cobertura
- 2 maçãs médias
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- ¾ xícara de açúcar mascavo
- 2 colheres (sopa) de suco de maçã concentrado
- ¼ colher (chá) rasa de canela
- ½ xícara de xarope de milho light
Modo de fazer
- Pré-aqueça o forno a 180ºC. Levemente unte uma forma de 25cm com, no mínimo, 4cm de profundidade. Antes de descascar as maçãs, tire o topo de uma delas, incluindo o cabinho, e reserve. Descasque e fatie as outras maçãs formando pedaços com 1,5cm de espessura, mais ou menos. Coloque aquele topo da maçã no centro da forma, com o cabo para baixo, e sobreponha as fatias de maçã ao redor, formando um anel.
- Para fazer a cobertura, esquente a manteiga, o açúcar, o suco de maçã, a canela e o xarope de milho, tudo junto, em fogo baixo, mexendo até que o açúcar dissolva por completo.
- Para fazer o bolo, bata o óleo, o açúcar mascavo, o suco de maçã, os ovos, o gengibre, o cravo da índia, a canela e o sal. Faça isso por 2 minutos na potência máxima da batedeira. Misture a farinha com o bicarbonato de sódio e jogue aos poucos na massa. Coloque a maçã picada e as nozes e misture até que tudo esteja bem integrado. Despeje a mistura em cima das maçãs que tinham sido reservadas de modo a cobrir tudo sem desarrumar o anelzinho feito com elas.
- Asse o bolo por 50 a 55 minutos ou até que, ao inserir um palitinho no centro da massa, ele saia sem nenhum resquício de massa. Tire o bolo do forno e passe uma espátula em volta para que desgrude da forma. Deixe esfriar por cerca de 5 minutos e depois vire-o num prato, colocando a parte de baixo para cima (as maçãs que foram colocadas no fundo da forma vão ficar no topo do bolo). Caso fique alguma coisa presa na forma, não desperdice e jogue por cima da massa.
- Requente a cobertura que havia sido reservada. Caso a manteiga comece a se separar enquanto você esquenta a mistura, adicione uma colher de chá de água e mexa até que ela se reintegre à calda. Jogue a cobertura no bolo e sirva-o quente ou em temperatura ambiente.
- Espalhe ½ xícara de xarope de milho nas maçãzinhas e reserve.