O tabule é uma receita árabe que combina tudo que uma alimentação saudável pede: equilíbrio, praticidade no preparo e sabor, com um extra que a culinária árabe adora colocar na comida: a refrescância!
Seja aqui ou no Oriente Médio, o tabule é uma receita perfeita para quem leva salada na marmita – e sempre acaba amassada, ou então para quem quer um preparo dentro da dieta. Muito versátil, dá para usar o tabule em muitas situações diferentes e é por isso que trouxemos todas as dicas, curiosidades e variações das receitas desse prato árabe para você lembrar dele todo dia!
Quer saber quais são os dois ingredientes principais que fazem o tabule render tanto enquanto é super-refrescante? A gente mostra!
História do tabule
A história do tabule é muito curiosa, além de significar muito para a cultura árabe, principalmente dos libaneses. Nós temos uma matéria bem completa que fala mais sobre como surgiu a palavra tabule, dá uma olhada aqui!
O que é tabule?
Você já fez vinagrete? Os ingredientes desse acompanhamento indispensável em um bom churrasco são a cebola, o tomate, a salsinha e, claro, o vinagre ou suco de limão. O tabule é mais ou menos isso, mas com o toque da culinária árabe que faz dele um prato muito mais completo do que o simples vinagrete.
Os ingredientes chave são o trigo sarraceno e o hortelã, assim como no quibe!
Conheça o trigo sarraceno: o trigo do tabule!
Se ao ler “trigo” você está pensando em colocar farinha no seu tabule, saiba que o trigo sarraceno é uma semente bem diferente do grão que vira a nossa farinha, mas que também pode ser utilizado para bolos, tortas, pães e salgados!
Nós falamos que o tabule entra em qualquer dieta, não foi? Pois bem, o primeiro exemplo no qual ele entra é a alimentação sem glúten, já que o trigo sarraceno não tem esse composto de proteínas – assim como nenhum dos outros ingredientes – problemático para muitas pessoas.
Hortelã: uma bela ideia para saladas!
A hortelã, ou menta, é o grande símbolo da refrescância: balas, drinques, doces e até no creme dental. É por isso que esse ingrediente é ótimo para colocar em saladas no geral, trazendo ainda mais leveza e sabor para essas receitas cheias de ingredientes salgados, amargos, gordurosos e até doces.
Veja algumas ideias de saladas com hortelã
O problema, e quem compra hortelã sabe, é que um maço dessa erva dura muito pouco tempo. Então como fazer para armazená-la? Fácil:
- Assim como as folhas da salada, você deve lavar e guardar a hortelã em um pote de vidro com papel-toalha para que ela tenha o mínimo possível de umidade na geladeira. Assim ela dura até quatro dias!
- A outra opção é colocar as folhas em cubos de gelo (com água filtrada) para usar direto no preparo ou drinque, e assim você preserva sua hortelã por até seis meses!
Receita de tabule
Ingredientes
- 4 unidades de tomate
- 1 xícara (chá) de trigo para kibe
- Água a gosto
- 1 unidade de cebola
- 1/2 xícara (chá) de salsinha
- 1/4 xícara (chá) de cebolinha verde
- 1/4 xícara (chá) de hortelã
- Alface lisa a gosto
- Suco de limão a gosto
- Sal a gosto
- Azeite a gosto
- Pimenta-do-reino branca a gosto
Como Fazer
- Deixe o trigo de molho por 20 minutos. Depois retire da água e esprema bem.
- Misture a cebola, a cebolinha, a salsinha, a hortelã e o tomate.
- Prepare à parte o tempero com limão, sal e azeite.
- Acrescente à salada e sirva numa travessa rasa, sobre as folhas de alface.
- Decore com folhas frescas de hortelã.
Tabule, uma ótima opção para a sua marmita!
Esse prato árabe deveria estar cogitado na sua organização semanal. Por quê? Porque essa receita que trouxemos fica pronta em 30 minutos, mas 20 desses é só o molho do trigo, ou seja, fica pronto em 10 minutos!
Isso sem falar que o tabule combina muito bem com quase todos os tipos de saladas e com comida árabe como o kibe, outra ótima escolha para a sua marmita. Como se não bastasse tudo isso, ainda é um preparo saudável, leve e que traz saciedade, já que o trigo sarraceno traz mais peso.
Que tal uma sugestão de marmita que vai render a semana toda?
Tabule para todas as dietas!
Já mostramos que a nossa receita da vez pode ser consumida por quem tem restrições ao glúten, mas o tabule também é vegetariano e vegano e combina com a maior parte dos pratos dessa dieta!
“Ah, mas a minha dieta é para emagrecer”. Nossa receita tem só 140 calorias em 6 porções!
E você ainda pode fazer a combinação com a nossa receita de kibe vegetariano de abóbora simplesmente delicioso!
O que está esperando para preparar seu tabule?