Essa sobremesa de banana, merengue e massa fina tem crescido em popularidade, e hoje em dia é possível encontrar banoffees de tudo que é jeito nas confeitarias.
Porém, essa delícia não é complicada de fazer, pelo contrário, de forma simples você pode fazer uma banoffee caseira deliciosa e experimentar o novo doce do momento.
Boa leitura.
Mais simples do que parece
Uma base de massa simples, com uma camada generosa de doce leite, bananas fatiadas, merengue cremoso e canela polvilhada por cima, pronto, esta é a banoffee, que apesar de usar ingredientes simples, resulta numa combinação poderosa em sabor e textura.
Alguns pontos de atenção a serem observados para seu preparo ficar perfeito é no merengue, que tem que ficar na consistência firme porém leve para que o contraste entre as camadas seja o mais suave possível.
Falando em suavidade, a sugestão é sempre usar banana prata, por ter um sabor mais neutro e uma textura mais firme que outros tipos de banana.
O doce de leite é o que você achar mais gostoso, porém a sugestão é que ele seja mais firme, para ir criando uma espécie de degradê que vai da massa mais dura como base, subindo até o merengue aerado no topo, para ter várias texturas a cada mordida.
Receita de banoffee
A massa da banoffee clássica lembra uma massa podre porém mais na textura de biscoito, pois será uma base sólida e crocante para receber os demais ingredientes.
Importante usar bananas maduras, mas não muito, para que tenham um pouco de firmeza, lembrando que o banoffee é uma sobremesa servida gelada, apenas a massa vai ao forno.
Enfim, vamos ao passo a passo.
Ingredientes
Massa
- Açúcar 2 colheres (sopa)
- Gema de ovo 3 unidades
- Manteiga Zero Lactose 230 gramas
- Farinha de trigo 3 xícaras (chá)
Recheio
- Banana Prata 2 unidades
- Doce de Leite Sem Lactose 1 pote
Merengue
- Clara de ovo 3 unidades
- Açúcar 6 colheres (sopa)
Como fazer banoffee
Massa
- Em um bowl misture a farinha, o açúcar e a gema de ovo e misture.
- Acrescente a manteiga (temperatura ambiente), e continue a misturar com a mão até o ponto de desgrudar.
- Reserve e deixe descansar por 30 minutos na geladeira.
- Abra a massa em uma assadeira de fundo removível, e faça alguns furos com o garfo.
- Leve para assar em forno médio 180ºc até que fique levemente dourada.
- Reserve.
Recheio
- Faça uma camada de doce de leite na massa já fria e acomode as bananas cortadas em rodelas.
Merengue
- Em uma batedeira acrescente as claras e bata junto com o açúcar até que forme o merengue.
- Coloque sobre as bananas e polvilhe canela ou cacau para decorar.
Mais receitas de banoffee
Importância das camadas
Muitas receitas são feitas em camadas, justamente para poder despertar sensações no paladar, se aproveitando das 5 áreas de sabor da língua.
A banoffee é um ótimo exemplo das camadas de textura variadas, com transições mais suaves de uma para outra, que dá aquela sensação de estarmos saindo do chão a cada mordida na sobremesa.
Essa forma de ir mudando a consistência gradualmente, permite que os sabores vão se ativando aos poucos no paladar criando a sensação de que vai ficando mais gostoso.
Outras receitas apostam em camadas com contraste mais bruscos entre algo muito cremoso e crocante, como pavê que tem a bolacha e o creme, outros pratos vão no contraste de sabor entre as camadas, como uma mousse de maracujá com calda, que tem o creme bem doce e a acidez da calda criando contraste.
Esses conceitos são básicos na cozinha, por isso pratos que conseguem entregar camadas com sabores e texturas contrastantes são sempre os que mais agradam o paladar.
Faça o teste com essa banoffee e experimente na prática o poder das camadas.