A gente sabe que o natal realmente está perto quando vemos as luzes pisca-pisca aparecendo nas sacadas dos prédios e fachadas das casas e isso começa aos poucos a colocar a gente nesse clima festivo maravilhoso fim de ano.
Por isso que a decoração natalina é parte fundamental para compor todo o ambiente que a data merece, portanto para sua ceia ser completa, tem que ter também algo com cara de Natal para abrilhantar a mesa.
Exatamente para resolver isso que nossa receita de hoje é um bolo natalino decorado com tudo que tem direito para ter aquela cara especial do Natal.
Boa leitura.
Moldes de silicone para facilitar suas decorações
O seu único empecilho na hora de decorar é sua própria imaginação, pois hoje em dia o que mais temos são opções natalinas para a casa e para mesa.
Papai noel em vários formatos, árvores de natal, homens biscoitos, renas, presentes, enfim, a lista é longa e para cada item, tem um mundo de opções e formatos a escolher para deixar sua decoração única.
Na confeitaria tem um componente que pode te ajudar muito:os moldes de silicone, que permitem fazer formatos detalhados de forma bem mais simples e rápida, e hoje são encontrados facilmente no mercado a preços bem bacanas.
Usando este tipo de recurso, fica bem mais fácil conseguir resultados lindos tanto para decorar bolos e tortas quanto para fazer biscoitos especiais, até mesmo para presentear.
Receita de bolo natalino
Para o nosso bolo natalino decorado a ideia é agregar na massa alguns elementos muito característicos dessa época do ano, assim já no sabor é possível ter um pouco do clima.
Bom, sem mais enrolação vamos ao preparo:
Ingredientes
Massa
- Uva Passa 1/2 xícara (chá)
- Frutas cristalizadas 1 1/2 xícaras (chá)
- Fermento químico em pó 1 colher (sopa)
- Farinha de trigo 2 xícaras (chá)
- Leite condensado 1 lata
- Ovo 4 unidades
- Açúcar mascavo 2 xícaras (chá)
- Manteiga sem sal 1 tablete
Cobertura
- Suco de Limão 3 colheres (sopa)
- Manteiga sem sal 2 tabletes
- Leite 4 colheres (sopa)
- Damasco 1 xícara (chá)
Como fazer bolo natalino
Massa
- Bata na batedeira a manteiga com o açúcar mascavo.
- Junte as gemas, uma a uma, e bata bem.
- Acrescente o leite condensado, aos poucos, e continue batendo.
- Acrescente a farinha de trigo e o fermento peneirados e misture.
- Junte as frutas cristalizadas e as uvas passas.
- Bata as claras em neve e incorpore-as, delicadamente, à massa.
- Passe para uma forma untada e enfarinhada.
- Asse em forno pré aquecido em temperatura média por 40 minutos.
- Espere amornar e desenforme.
Cobertura
- Misture o leite quente, o açúcar de confeiteiro e o suco de limão.
- Cubra o bolo e decore com fios de ovos e cerejas ou damasco.
Mais receitas de bolos para o Natal
Glacê ou chantilly, qual é melhor?
Essa é uma dúvida que muita gente se depara, pois são coberturas parecidas visualmente, mas com algumas diferenças estruturais importantes.
O chantilly, por exemplo, tende a ser mais cremoso, com textura bem suave, feito de creme de leite fresco, açúcar refinado e essência de baunilha, combinação essa que tem um sabor incrível e melhora qualquer bolo ou sobremesa.
Já o glacê tem uma consistência bem mais firme e não tem creme de leite no preparo, tradicionalmente é feito apenas de clara de ovos, açúcar e sumo de limão. Seu sabor é menos doce que o do chantilly, em contrapartida, sua textura permite que seja melhor moldado, permitindo que a decoração do seu bolo seja bem mais firme e fácil de fazer, por isso é muito usado por exemplo em cupcakes.
Para nosso bolo decorado natalino, a melhor opção é o glacê, principalmente porque você pode usar confeitos mais doces que vão combinar com o sabor mais neutro da cobertura.
Decore a casa também
Além de mesa farta, com um belo bolo natalino decorado no meio dela, é importante que o ambiente todo esteja acompanhando.
Por isso, coloque uma toalha de mesa com o tema, enfeites de copos natalinos, monte a árvore de natal com bastante penduricalho, use e abuse das luzes e claro, coloque na trilha sonora as músicas de natal para criar um clima grandioso para sua celebração.
É uma vez no ano, então não tem porque se segurar, capriche na decoração, reúna a família e crie memórias inesquecíveis de natal.
Boas festas.