Nós temos alguns conteúdos sobre pavê por aqui, e por mais que a receita seja sempre a mesma, cada sabor e combinação merece uma atenção especial porque esse é um doce que pode ter várias caras diferentes! Por exemplo, um pavê de chocolate é bem diferente na ceia de Natal do que um de limão. Assim como o de maracujá com chocolate, que pode ficar mais ou menos doce dependendo do chocolate e mais ou menos azedo de acordo com o maracujá.
Como a mistura de maracujá com chocolate é sempre uma delícia, decidimos usar essa versão do doce clássico para mostrar como ele não pode faltar de jeito nenhum! A receita no fim dessa matéria, além de saborosa, ainda é super simples de fazer, sem segredo nenhum!
Dá uma olhada no que você encontra por aqui:
Como fazer pavê de maracujá com chocolate?
Montar as camadas de pavê a maioria já sabe como funciona: uma camada de bolacha (que pode ser maisena ou champagne), uma de creme do sabor escolhido, uma de recheio (se tiver), repete tudo até encher a travessa e termina com um chantilly ou cobertura cremosa.
Porém, como estamos falando de pavê de maracujá e chocolate, ou seja, da combinação do azedinho com o doce, existem algumas escolhas que você pode fazer para deixar seu doce perfeito para você e sua família, as principais são: que tipo de maracujá e qual tipo de chocolate vai usar.
Como escolher o maracujá?
O maracujá mais comum e que mais combina com esse doce é o azedo, aquele amarelo que a gente encontra no mercado. Para esse, o ideal é:
- Casca enrugada, porém sem ou poucas manchas escuras
- A casca deve ceder um pouco quando apertada, mas não deve romper!
- Preste atenção no peso: não é porque o maracujá é grande que ele tem bastante polpa.
Agora que você escolheu o maracujá certo, tá na hora de decidir como quer a textura do seu pavê. A receita que a gente trouxe faz como que um mousse de maracujá com suco e completa o doce com a polpa natural para caprichar no azedinho. Você pode fazer tudo com polpa ou tudo com suco. Dá até para fazer com suco em pó, se a ideia do pavê for mais econômica.
Qual o melhor chocolate para o pavê?
A receita de pavê de maracujá com chocolate dessa matéria usa o chocolate branco, que é uma combinação muito tradicional com essa fruta exatamente por ser o chocolate mais doce que tem.
Então se você e sua família gostam de doces bem doces, sua escolha é com chocolate branco. Mas se você quiser fazer diferente, o chocolate escuro também funciona muito bem e te dá mais opções de equilibrio.
Você pode ir para o ao leite, se quiser manter o doce (ainda que menos do que o branco) ou para um 70% cacau para trazer o amargo que deixa o pavê de maracujá bem mais equilibrado e elegante.
Receita de pavê de maracujá com chocolate
Ingredientes
- 1 pacote de biscoito maisena
- 200 gr de chocolate branco
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 2 copos de água
- 2 copos de suco de maracujá
- 1 unidade de maracujá
Como Fazer
- Dissolva o amido na água, como se estivesse preparando um mingau, leve ao fogo e, quando engrossar, coloque o sumo do maracujá grande com caroço. Reserve.
- Bata bem no liquidificador o creme de leite com soro, o leite condensado e o suco de maracujá.
- Montagem: primeiro faça uma camada de biscoito, depois uma de creme e, por último, raspe ou rale o chocolate branco por cima do creme.
- Repita a operação, e, por último, acrescente o creme feito com o amido de milho.