Categorias
Dicas

Como fazer calda de maracujá para mousse e outros pratos

Você pode até fazer bastante suco de maracujá ou comer doces dessa fruta durante o ano, mas a gente pode assegurar que é no Natal que sua casa mais fica com cheiro de maracujá. Isso porque quase todas as receitas da ceia podem levar calda de maracujá! Desde o salmão, o tender e o peru até a mousse ou o pavê, quase tudo utiliza o azedinho e todo o perfume dessa fruta para ficar ainda melhor.

Por esse motivo é uma ótima ideia entender as diversas formas de fazer calda de maracujá, o que combina com o quê e por aí vai.

Confira o que essa matéria contém:

Calda de Maracujá

Como fazer calda

A calda pode ser salgada ou doce, e basicamente se trata de engrossar algum líquido. Isso pode ser feito de algumas maneiras, mas nem todas são indicadas para essa calda de maracujá aqui.

  • Redução: reduzir um líquido é uma boa forma de engrossar. Você deixa cozinhar e ferver até que boa parte da água tenha evaporado. Funciona muito bem para vinho e balsâmico, mas tome cuidado para não queimar!
  • Amido de milho: O ingrediente mais popular na hora de engrossar uma calda é o amido (que também pode ser substituído pelo Roux). A dica é a de sempre: dissolva-o em água morna antes de acrescentar na sua calda para não engrossar demais. Essa técnica funciona para doces, mas é bem melhor para salgados ou molhos.
  • Caramelo: o padrão para caldas doces é derreter o açúcar e fazer um caramelo, que vai dar a textura esperada. Funciona para alguns poucos pratos salgados, mas é muito mais utilizado para os doces, como o pudim bem exemplifica.

Calda de maracujá com suco tang

Aqui você tem algumas opções, mas tenha sempre em mente que essa aqui é a variante econômica da calda de maracujá, tanto no custo quanto no tempo, então não invente muito.

Você pode dissolver o suco em água e usar amido ou o caramelo para chegar na consistência certa. Ou então, como na maioria das receitas que usam suco em pó, misturar o pó no leite condensado e creme de leite para chegar na textura sem precisar engrossar.

Dá uma olhada nessa receita de mousse de maracujá com tang.

Calda de maracujá com suco concentrado

Um pouco menos econômica do que a versão com suco em pó, a ideia para o suco concentrado é a mesma, mas não funciona tão bem com o creme de leite e leite condensado, então pense em usar o caramelo!

Calda de maracujá com a fruta

Na nossa matéria de pavê de maracujá com chocolate a gente ensina como escolher o melhor maracujá. E essa parte é essencial se você quer fazer uma calda com a fruta, que é a opção que mais te deixa escolher entre o caramelo, o amido e a redução. Qualquer uma dessas funciona!

Sempre lembrando que se for uma calda de maracujá para mousse ou para pavê, vale pensar no caramelo. Enquanto se for para um peixe ou assado, o amido pode ser melhor.

Calda de maracujá combina com o quê?

A calda de maracujá serve para trazer o azedinho para o prato, então se for pensar no que combina, pense em coisas nas quais você jogaria limão. Peru e salmão são boas opções nesse sentido. Você também pode pensar em coisas que ficariam uma delícia com o perfume da laranja ou do abacaxi, como chocolate e cremes doces, respectivamente.

É uma receita muito versátil, vale experimentar em tudo! Só fique atento para equilibrar o doce dela no prato caso faça o caramelo.

Receita de calda de maracujá diet

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de adoçante
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de suco de maracujá

Como Fazer

  1. Misture tudo em uma panela em fogo baixo, até engrossar.
  2. Pode ser utilizada em bolos, tortas, pudins e mousses.

** Clique aqui e compre agora

Veja o que mais fazer com esse tanto de maracujá!